Manchete

Variáveis emedebistas

Considerando-se o histórico, o tamanho, a força e a tradição do MDB em Santa Catarina, são desalentadoras as perspectivas do partido nas quatro maiores cidades do estado nestas eleições municipais.
Sobretudo na região da Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí. Na Capital (segundo colégio eleitoral) e em São José (quarto município em número de eleitores), o partido caminha firmemente para indicar candidatos a vice.
Em Florianópolis, com o agravante de uma possível aliança com o PP da família Amin. Partidos e cardeais das duas legendas (Esperidião e Angela – PP; e Dário Berger – MDB) são adversários/inimigos históricos.
Em São José, a coligação deverá ser com o também tradicional adversário, o PSD, que tem tudo para confirmar a candidatura do vereador Orvino de Ávila.
Em Blumenau, terceiro colégio eleitoral, onde também há segundo turno, os emedebistas se alinham para indicar o vice do PL, do deputado Ivan Naatz.

Diferencial do Norte
Protagonismo do MDB mesmo só em Joinville, onde o prefeito Udo Döhler tentará fazer o sucessor, apostando todas as fichas no jovem deputado Fernando Krelling.
Também do Norte de Santa Catarina vem outro diferencial dentro das fileiras do MDB. O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, empresário consagrado que tem tudo para se reeleger depois de uma gestão extremamente existosa, costura para ter outro empresário, José Jair Franzner, de vice. Com o detalhe alvissareiro para os emedebistas: a chapa, se confirmada, será pura, pois Franzner também é filiado ao Manda Brasa.

Projeção
Por essas e por outras que cada vez mais o nome de Antídio Lunelli vai ganhando força, simpatia e respaldos dentro do MDB para outra eleição: a majoritária de 2022. Para isso, o prefeito precisa se reeleger. Mas já demonstrou ao partido que, além de gestor de ponta, tem visão de grupo, partidária e de respeito com a cidade e sua legenda política. Está no caminho certo.

Habilidade
Antídio Lunelli também adianta conversas para manter o PP em sua base e no projeto eleitoral deste ano.

Posts relacionados

Governadores do COSUD apontam prioridades para a edição de Florianópolis

Redação

Integração de sistemas reduz tempo para abertura de empresas em Blumenau

Redação

Os sete do Sul e do Sudeste

Redação
Sair da versão mobile