Na sessão da Câmara Municipal de São José desta terça-feira (5), o vereador Sanderson de Jesus (PSD) subiu à tribuna para defender a necessidade de mais policiais militares na cidade e desmentir a alegação de que o prefeito não solicitou reforço ao governador. A discussão ocorreu após um vereador afirmar, na sessão de segunda-feira, que a cidade sofre com o baixo efetivo da PM e que a administração municipal não teria feito a solicitação formal ao governo estadual.
Sanderson apresentou um ofício de novembro de 2024, no qual o prefeito encaminhou um pedido oficial ao governador para a destinação de mais 100 policiais militares a São José. Com o documento em mãos, o parlamentar reforçou que o município já havia tomado medidas para tentar suprir o déficit na segurança pública.
Além disso, o vereador também trouxe uma matéria de um portal de notícias de 2023, destacando que a secretária de segurança do município já havia solicitado o aumento do efetivo anteriormente.
Durante seu pronunciamento, Sanderson reforçou a urgência do pedido e cobrou apoio da bancada do PL para pressionar o governo estadual pela ampliação do número de policiais.
“Nós precisamos de maior efetivo. A cidade cresce, os problemas de segurança pública naturalmente aumentam, e precisamos aumentar o número de policiais militares. Deixo aqui o pedido para a bancada do PL para que nos ajudem para que o governador atenda esse pedido de São José. A eleição passou, é hora de trabalharmos juntos por São José”, declarou o vereador.
O tema da segurança pública tem sido pauta recorrente no Legislativo municipal, com vereadores cobrando soluções para o aumento da criminalidade e o déficit de policiamento na cidade. O pedido da Prefeitura agora depende de um posicionamento do governo do Estado para garantir o reforço do efetivo policial em São José.