Deputado Zé Caramori ficará 30 dias na Alesc, em substituição a Napoleão Bernardes
O empresário José Claudio Caramori (PSD) tomou posse na tarde desta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em substituição ao deputado Napoleão Bernardes (PSD), que está em licença por motivos particulares por 30 dias. Zé Caramori é o primeiro suplente de deputado estadual do PSD e somou 24.394 votos nas eleições de 2022.
“Compromisso que assumo neste momento faz com que eu possa reativar em mim o sentimento de participação comunitária, exemplo que vem de casa, está no meu DNA”, afirmou o novo deputado, durante o discurso de posse. “Reitero comigo mesmo o compromisso em que sempre procurei ser útil com a sociedade.”
Zé Caramori quer se somar à Bancada do Oeste nos 30 dias em que estiver na Alesc e apontou duas prioridades. A primeira é a situação financeira do Hospital Regional do Oeste. Segundo ele, o governo estadual, que já respondeu por 67% dos repasses de recursos para o estabelecimento, agora atua com menos de 20%.
“Esse é um problema histórico, um hospital que atende uma população de dois milhões de habitantes, a maioria pelo SUS, e que precisa de atenção para que pelo menos a folha de pagamento seja atendida pelo Estado”, disse.
Outra prioridade será as rodovias estaduais que cortam o Oeste. “Hospital salva, rodovia malconservada mata. Temos que tratar daquele que salva e impedir aquele que mata”, declarou.
Os deputados Julio Garcia e Mário Motta, ambos do PSD, destacaram a chegada de Zé Caramori à Alesc. “Quero desejar a vossa excelência um mandato que, embora curto, seja profícuo, venha a se somar à aguerrida bancada oestina”, disse Julio. “Não há mandato curto. O seu, certamente, será grandioso”, completou Mário Motta.
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que presidiu a sessão, também desejou boas-vindas ao novo deputado. “É um orgulho tê-lo nesta Casa. Com certeza sua vinda engrandecerá muito o Parlamento.”
Além de familiares, a posse de Zé Caramori foi prestigiada por correligionários do PSD, entre eles os prefeitos de Chapecó, João Rodrigues; de São José, Orvino Coelho de Ávila; e de Tijucas, Elói Mariano Rocha.
José Claudio Caramori tem 64 anos, é administrador de empresas e empresário. Foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito de Chapecó. Foi ainda secretário de Estado, presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e presidente do Badesc.